Atualmente sob a denominação de Inclusão Produtiva, os Clubes de Mães da Afasc constituem uma das mais antigas atividades oferecidas pela entidade. Com 3.017 alunas distribuídas em 145 grupos, os clubes estão sob a responsabilidade do Departamento de Inclusão Produtiva de Assistência Social e contam com 31 capacitadoras, que coordenam os encontros que ocorrem semanalmente nos bairros, sempre das 14 às 17 horas.
As participantes, que recebem dois kits de materiais por ano para a confecção das peças, têm atividades como crochê, tricô, bordado, pintura, patchwork e pedrarias.
Além disso, também são oferecidas oficinas de artesanato. Os encontros ocorrem no Parque das Nações Cincinatto Naspolini, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas, e ainda às terças e quartas-feiras, das 18 às 21 horas.
Os materiais produzidos também são disponibilizados em três espaços:
· Parque das Nações Cincinatto Naspolini, no bairro Próspera, onde o atendimento ocorre de terça-feira a domingo, das 15 às 21 horas;
· Praça Nereu Ramos, no Centro, todas as quartas-feiras, das 9 às 17 horas.
· Espaço Extrema Arte, localizado no Camelódromo Municipal, que atende de segunda a sábado, em horário comercial.
Para participar, as mães devem ir ao grupo do seu bairro e apresentar cópias dos documentos de identidade e CPF, comprovante de residência e de renda, certidão de nascimento/casamento, cartão do exame preventivo e Número de Identificação Social (NIS). As matrículas são realizadas sempre no mês de novembro e as vagas são preenchidas até 30 de março.
Coordenadora: Nézia João Pereira