45 anos da Afasc é comemorado em Sessão Especial

Amor, carinho e dedicação poderiam definir os 45 anos de trabalho da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma). Em 1973 a primeira-dama Zulma Manique Barreto dava início à associação, que auxiliava as mães que precisavam trabalhar, e hoje a entidade conta com grupos de idosos com a participação de 1.360 pessoas em 57 grupos espalhados pela cidade. A entidade possui 15 mil atendimentos nos 70 bairros onde ocorrem a Afasc Ritmo e Saúde, nos seis CRAS com atividades voltadas aos jovens no contraturno escolar, nas 22 oficinas oferecidas, como pintura, mosaico e reciclagem, com a participação de 3.100 clubes de mães ou ainda com a população atendida pelo departamento de assistência social da organização.

Partindo da iniciativa do vereador Dr. Allison Pires (PSDB), a Casa Legislativa promoveu uma sessão especial homenageando os 45 de atividades da Afasc. A comemoração ocorreu no Centro de Convivência da terceira idade, e contou com a presença, além dos parlamentares, de autoridades locais e funcionários da entidade, na noite desta quarta-feira. “Se tornou referência por suas inúmeras atividades que são distribuídas na educação infantil, grupo de idosos, serviços de convivência, ritmo e saúde, entre outros. Presta serviço à criança, jovem, adolescente, adulto e idoso. Parabéns a todos os funcionários”, comentou o vereador autor da proposta.

O presidente Julio Colombo também ressaltou a importância e o trabalho de cada um da entidade e enfatizou que a organização vai continuar prestando um excelente serviço como presta hoje à sociedade criciumense.

Adriana Salvaro, presidente de honra da organização, agradeceu o trabalho de cada um. “Tem papel, além de dar atenção aos idosos, de cuidar quase cinco mil crianças. A Afasc está em diversos setores. Ela é um pouquinho de cada um de nós. Hoje estou aqui, mas antes, outras estiveram, e deram o melhor de si para transformar a Afasc nesta obra tão presente na vida de tantas pessoas”.

O prefeito Clesio Salvaro mencionou o trabalho das presidentes da entidade e que ajudaram a construir a entidade. “Milhares de mães também tem um dia da semana que aguardam aquele diz para poder se encontrar com suas amigas nos clubes de mães. Igual forma as idosas. A Afasc cuida da criança ao idoso,e o sucesso vem do trabalho de cada um”.

Maria Dal Farra Naspolini tem sua assinatura na ata de criação da Afasc e também esteve na homenagem feita pelo Legislativo e disse, emocionada que continua muito próxima à Afasc.

A Afasc foi fundada no dia 5 de junho de 1973, por Zulma Naspolini Manique Barreto. Tem como objetivo prestar serviços de assistência social e educação básica à população, especialmente atendendo as necessidades de crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Hoje, atende aproximadamente, 15 mil pessoas por mês, através de diversas atividades ofertadas. Um dos principais serviços é a Educação Infantil, que conta com 31 unidades.

A associação tem programas de educação infantil, assistência social, inclusão produtiva (clubes de mães), grupos de idosos, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de zero a 17 anos e ainda com o programa Ritmo e Saúde, que leva ginástica e fisioterapia aos bairros. A entidade também presta auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social nas suas necessidades emergenciais através do departamento de assistência social.

Texto e fotos: Câmara de Vereadores


Veja mais

v.01 Copyright 2017-2018 - http://www.afasc.com.br · Todos os direitos reservados.
As fotos aqui vinculadas, assim como logotipo e marca, são de propriedades do site (http://www.afasc.com.br)
É vedada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.
AFASC - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma
Tempo: 0.10244 sec.
Desenvolvimento: