Dia Internacional do Idoso é celebrado no Centro de Convivência da Terceira Idade

Alegria e muita disposição. Assim foi o baile de abertura da Semana do Idoso, na tarde desta segunda-feira (1º), no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI). O evento, assim como todos os encontros organizados para os próximos dias, é uma ação da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), e faz parte das comemorações do Dia Internacional do Idoso, e contou com a participação de idosos atendidos nos Grupos de Idosos nos bairros e de oficinas do Centro de Convivência.

Conforme a presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro, o Dia Internacional do Idoso, não é apenas para parabenizar essas pessoas que batalharam até aqui, mas sim garantir que seus direitos sejam respeitados. “O idoso tem um papel importante na sociedade, afinal são líderes, trabalhadores, voluntários. Queremos que essa data reforce a proteção e bem estar das pessoas idosas. Por isso a Afasc oferta esse trabalho no CCTI e nos Grupos de Idosos nos bairros, para que essas pessoas se sintam acolhidas, vejam que existe sempre uma oportunidade. Com a ajuda dos profissionais, mostramos que envelhecer não é sinônimo de solidão, tristeza ou de doenças. A terceira idade é considerada uma das fases mais proveitosas da vida”, comenta.

Atualmente no Brasil, há aproximadamente 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que a cidade de Criciúma possui aproximadamente 17.996, sendo que desse total, a Afasc atende 2.565 idosos, divididos em atividades nos bairros e CCTI.

Para a participante das oficinas do CCTI, Maria das Graças Santos, de 65 anos, os serviços prestados pela Afasc proporcionam um envelhecimento saudável, com autonomia e atividades físicas para melhoria de vida. “Fico muito feliz em poder celebrar essa data ao lado de pessoas que considero muito especiais na minha vida. As pessoas da terceira idade estavam ficando para trás, doentes, abandonadas. Com a chegada de serviços para idosos, e Leis que nos beneficiam, hoje estamos caminhando lado a lado com jovens, crianças e adultos. Hoje eu participo três dias de oficinas aqui no centro de Convivência, ao lado de profissionais exemplares”, destaca a idosa.

Centro de Convivência receberá palestras de orientação aos idosos

Orientações de saúde e direitos. Esses são os temas das palestras que que acontecerão nesta terça-feira (2), quarta-feira (3) e sexta-feira (5) no CCTI. Na oportunidade, o médico coloproctologista Humberto Marten e o doutor Alisson Pires, falarão sobre os cuidados com a saúde. Já os profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), tratarão a temática Direitos Violados dos Idosos.

Segundo o coordenador do CCTI, Daniel Cipriano, a data que é celebrada hoje (segunda-feira), é uma forma de incentivar a população, mais precisamente os idosos, sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas. “Essa é uma data em que relembramos o Estatuto do Idoso, que completa 15 anos, mas principalmente celebrar a vida de cada idoso que se dispõe a participar dos nossos Grupos e oficinas. Preparamos uma semana com muitas atividades, pois é sempre bom aprender coisas novas”, ressalta o coordenador.

Na quinta-feira (4), a partir das 13h30, o Criciúma Shopping receberá o Festival da Terceira Idade. O evento contará com apresentações culturais e baile.

Texto e fotos: Comunicação Afasc


Veja mais

v.01 Copyright 2017-2018 - http://www.afasc.com.br · Todos os direitos reservados.
As fotos aqui vinculadas, assim como logotipo e marca, são de propriedades do site (http://www.afasc.com.br)
É vedada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.
AFASC - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma
Tempo: 0.20536 sec.
Desenvolvimento: