Central de Atendimento:
SAC (48) 3445-8950

Adolescente do SCFV Vida Nova recebe premiação do concurso de ilustração do projeto "Cidadão no Bairro"

Reconhecimento por uma atividade bem reproduzida. Assim foi a tarde desta terça-feira (2), para o adolescente Irruan Rodrigues Santiago, participante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Vida Nova. Sem desconfiar que a sua ilustração era a vencedora e seria utilizada como logo oficial do projeto "Cidadão no Bairro", o adolescente recebeu das mãos da coordenadora do SCFV de zero a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Maria Laurídia da Silva, um certificado de reconhecimento.

Segundo a coordenadora, ser cidadão significa estar na vida e sentir-se pertencente ao mundo, peça singular do quebra cabeça da história, deixando por onde passar sua marca. "O desenvolvimento da cidade depende do compromisso do cidadão pensante e que planeje para a transformação social e melhorias da vida através do meio em que vivem. O bairro por sua vez, é um ponto de partida para a participação e engajamento. é o lugar onde os cidadãos põem em prática seus projetos de vida", comenta Laurídia.

O projeto faz parte da oficina de Ética e Cidadania, e foi idealizado pela facilitadora Renata Bonetti, e tem por objetivo estimular o exercício da cidadania, o protagonismo e a participação social de crianças e adolescentes de maneira lúdica e dinâmica, promovendo aspectos do desenvolvimento integral e social. As ações foram desenvolvidas nos sete núcleos do SCFV e contaram com apoio da coordenação.

Conforme Renata, nas etapas finais, os participantes foram convidados a criar desenhos que representassem o projeto e foi proposta uma votação para eleger a ilustração que seria a cara do "Cidadão no Bairro". "Esse projeto foi criado, para que nossas crianças e adolescentes percebam o quanto é importante eles participarem das atividades nos bairros. Construímos essa atividade juntos, pois sempre precisamos um do outro. Foram mais de 130 produções até que chegamos a o desenho do Irruan, que será utilizado em adesivos, cartaz e vídeos que serão produzidos posteriormente. Muitas outras ações estão sendo planejadas", destaca a facilitadora.

Para Irruan, a premiação é apenas a valorização do seu esforço em buscar o melhor para si e para o seu bairro. "Fiquei muito feliz em saber que fui o vencedor da votação final. Me dediquei durante muito tempo ao meu desenho, me privando de outras atividades. Amo demais o meu bairro, mas sei também que ele precisa de algumas melhorias, por isso esse projeto da Renata, vai nos dar essa oportunidade de buscar o melhor, já que muitas coisas só são feitas depois que já aconteceu. Estou me dedicando a este projeto, pois sou morador, e somente nós, sabemos o que são as nossas prioridades", ressalta o adolescente.

Texto e fotos: Comunicação Afasc
Fotos
Compartilhe:

APOIADORES

v.1 Copyright 2022-2024 - https://www.afasc.com.br · Todos os direitos reservados.
As fotos aqui vinculadas, assim como logotipo e marca, são de propriedades do site (https://www.afasc.com.br)
É vedada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.
Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma. Uma entidade não governamental, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos. - 75.565.572/0001-17
Desenvolvimento:
Publiartweb