Com o avanço da tecnologia, as crianças têm acesso há diversos brinquedos educativos disponíveis no mercado, mas os blocos pedagógicos/montar, além de serem atemporais, são uma grande ferramenta pedagógica nas mãos dos profissionais dos 33 Centros de Educação Infantil (CEI’s) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).
Para verificar o andamento do projeto “Brinquedo Educativo”, o presidente da Sinplasc (Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense), Reginaldo Cechinel, e equipe da empresa Braskem estiveram reunidos com as profissionais do Departamento de Educação Infantil (DEI) e diretoras de alguns CEI’s, conhecendo um pouco mais sobre o trabalho realizado nas instituições.
Segundo a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, as peças tem contribuído no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, ao mesmo tempo em que garante a diversão das mesmas. “Os blocos de montar além de estimular a criatividade, auxilia no desenvolvimento da concentração e do raciocínio lógico, fazendo com que as crianças busquem soluções de forma independente e sintam prazer de ver seu pequeno projeto concluído”, comenta.
O projeto Brinquedo Educativo tem oportunizado as crianças a exploração dos blocos de montar por meio das mais diferentes situações de aprendizagem.
De acordo com a diretora do CEI Afasc San Diego, Edna Colodiano de Assis, as peças são divididas de acordo com a idade indicativa de cada turma, para que não haja acidentes. “Os blocos de montar dão asas à imaginação dos pequenos. Com eles é possível construir casas, castelos e uma infinidade de objetos. As crianças aprendem fazendo o que mais gostam; que é brincar”, ressalta Edna.
Ao final da visita, equipe da Braskem e profissionais do DEI estiveram no CEI Afasc Pequeno Polegar observando atividade desenvolvida através do uso de blocos pedagógicos.
Texto e Fotos - Comunicação Afasc