Central de Atendimento:
SAC (48) 3445-8950

Projeto "Eu me Lembro" auxiliará cuidadores, familiares e portadores de Alzheimer

Pensando em colaborar com os familiares, cuidadores e portadores de Alzheimer, a equipe multidisciplinar do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), lançou, na tarde dessa quarta-feira (16), o projeto “Eu Me Lembro”. O objetivo da ação é melhorar o convívio social, fortalecer os vínculos familiares, mas principalmente, contribuir para um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas à doença.

A apresentação do projeto contou com a participação do prefeito Clésio Salvaro, do vice-prefeito Ricardo Fabris, da presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro, vereadores, idosos que participam de atividades no CCTI e população em geral.

Todo programa será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. Entre os profissionais, está a psicóloga Daiana Carla Coan. “A doença Alzheimer é uma enfermidade incurável, mas que pode e deve ser tratada, garantindo assim, uma melhor qualidade de vida ao paciente e sua família. Como sabemos que a maior parte das vítimas são pessoas acima de 60 anos, resolvemos colaborar para que eles recebam um tratamento adequado. Esse projeto vem com a proposta de oferecer um espaço de encontro, aprendizagem e troca de experiências, oferecido especialmente aos familiares e cuidadores de idosos portadores dessa doença, onde os participantes poderão refletir sobre a tarefa de cuidado sob novas perspectivas, ao encontrar novas estratégias para superar dificuldades e descobrir novas formas de lidar com o cotidiano modificado”, destaca.

A proposta metodológica do projeto se dará por meio de 18 encontros no Centro de Convivência, sendo três encontros mensais. Haverá atividades que contribuam para o aprendizado sobre a doença, já quando houver a participação dos portadores, serão realizadas tarefas que favoreçam o estímulo das funções cognitivas e físicas.

Para o coordenador do CCTI, Daniel Cipriano, é importante que se incentive a qualidade de vida de todos os que participam do cuidado com o idoso portador de Alzheimer. “Esse é um momento onde todos precisam aceitar essa nova situação que envolve mudanças significativas na vida dos cuidadores e pacientes. Se a pessoa não estiver preparada, ela perde a sua qualidade de vida e acaba adoecendo junto. Aqui no Centro de Convivência nós já trabalhamos com a parte de prevenção, já que somos parte da Proteção Social Básica e disponibilizamos diversas atividades para os idosos criciumenses”, comenta.

Espaço revitalizado

Os frequentadores do CCTI também puderam desfrutar da repaginação do espaço e conhecer o projeto de ampliação que foi apresentado durante o evento. A partir de agora, o local passa a contar com uma área de estacionamento e atividades externas, através de um terreno com aproximadamente 9 mil m². Um novo sistema de som também foi instalado, para facilitar as atividades desenvolvidas.

Conforme o prefeito, Clésio Salvaro, a revitalização do espaço vai colaborar de forma direta nos serviços prestados “Esse é um espaço público que atende as pessoas que já fizeram muito pela nossa cidade. Sabemos que este local estava apresentando muitos problemas, mas com a ajuda de vários parceiros conseguimos revitalizar. O CCTI foi algo sonhado por todos nós e sempre nos alegra pois, por onde passamos, vemos a alegria das pessoas. Aqui, eu acredito, que os frequentadores encontrem paz, amigos, mas tem algo mais importante que tudo isso, aqui eles mantem a mente ocupada, o que previne que eles sejam acometidos por doenças físicas e psicológicas”, relata.

De acordo com a presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro, todo trabalho que a equipe realiza é pensando no bem estar dos idosos. “Eles sabem o quanto são importantes para nós. Agora, esse novo projeto para os familiares, cuidadores e portadores incrementa tudo o que ofertamos”, ressalta.

Texto e fotos: Milena dos Santos – SC 04205 JP

Assessoria de Comunicação Afasc

Fotos
Compartilhe:

APOIADORES

v.1 Copyright 2022-2024 - https://www.afasc.com.br · Todos os direitos reservados.
As fotos aqui vinculadas, assim como logotipo e marca, são de propriedades do site (https://www.afasc.com.br)
É vedada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.
Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma. Uma entidade não governamental, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos. - 75.565.572/0001-17
Desenvolvimento:
Publiartweb