Central de Atendimento:
SAC (48) 3445-8950

Serviço de Convivência da Afasc realiza ações em alusão ao dia nacional de combate ao bullying

Em a alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, lembrado nesta sexta-feira (07), as equipes do Serviço de Convivência da Afasc e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), realizaram diversas atividades durante esta terça (4) e quarta-feira (5), para discutir com crianças e adolescentes, sobre práticas voltadas a prevenção de conflitos e combate ao bullying.

Entre as ações desenvolvidas, foram realizados teatros, rodas de conversa, vídeos educativos e oficinas temáticas nos espaços onde é desenvolvido o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): CRAS Santa Luzia, Vila Miguel, Tereza Cristina, Próspera, Renascer, Cristo Redentor e no Centro de Convivência Vida Nova.

Segundo a coordenadora do Serviço de Convivência de zero a 17 anos, Ana Meller, o trabalho das equipes sobre o tema é altamente relevante, pois visa refletir com as crianças e adolescentes o bullying, e como uma atitude desrespeitosa pode causar sérios danos à saúde mental. “Todos os dias, durante todo o ano, nossa equipe trabalha com atividades de promoção à paz e ao bom convívio”. Ela completa: “Durante esses dois dias, foram realizados debates importantes para conscientizar nossos participantes. O bullying é um problema sério encontrado em todos os espaços de convivência. Ele pode acontecer até por meio de uma aparente brincadeira “inofensiva”, mas que vai refletir por todos os que a vivenciam e por toda vida”, destaca.

Como surgiu a data:

O dia 7 de abril de 2011, ocorreu um dos mais marcantes atentados dentro de uma escola brasileira. O ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola municipal Tasso da Silveira, no bairro do Realengo, Rio de Janeiro. Armado, começou a disparar contra os alunos dentro de uma das salas de aula. No ataque matou doze estudantes com idade entre 12 e 15 anos, além de ter deixado outros 20 feridos. O atirador, que havia sido vítima de bullying quando aluno daquela escola em sua adolescência, cometeu suicídio logo após a ação.

A data deste fato, que ficou conhecido no país como o Massacre do Realengo, foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, por meio do Projeto de Lei 3015/11. A criação desta data, segundo o autor do projeto, teria como objetivo alertar as escolas sobre a importância de combater e de saber lidar com os casos de violência que surgirem.

Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP

Fotos: Serviço de Convivência Afasc
Fotos
Compartilhe:

APOIADORES

v.1 Copyright 2022-2024 - https://www.afasc.com.br · Todos os direitos reservados.
As fotos aqui vinculadas, assim como logotipo e marca, são de propriedades do site (https://www.afasc.com.br)
É vedada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.
Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma. Uma entidade não governamental, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos. - 75.565.572/0001-17
Desenvolvimento:
Publiartweb