O Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) promoveu, nesta terça-feira (29), uma formação intensiva sobre “Educação Inclusiva: Uma imersão pedagógica” para as professoras de seus 40 Centros de Educação Infantil (CEIs).
A iniciativa, conduzida pela orientadora de Educação Inclusiva Kalila Daminelli e pela psicóloga de Educação Infantil, Maria Alice Custódio, visa aprofundar o conhecimento e estimular a reflexão sobre práticas pedagógicas inclusivas.
Durante o encontro, as educadoras debateram os direitos das pessoas com deficiência e a importância de uma educação que valorize a diversidade e o potencial individual de cada aluno. Kalila e Maria Alice destacaram a relevância da formação para que as professoras sanem dúvidas e, principalmente, para qualificar o atendimento às crianças com deficiência. “Essa qualificação não só ajuda a sanar dúvidas recorrentes, mas também é fundamental para garantir que todos os alunos recebam um ensino de qualidade, respeitando suas individualidades e promovendo um ambiente escolar mais inclusivo”, ressaltam.
Ao promover essa capacitação contínua, que ocorrerá todas as terças-feiras no salão multiuso da Associação, a Afasc reforça seu compromisso com a equidade, a diversidade e a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Texto e fotos: Milena dos Santos