O Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) promoveu nesta sexta-feira (16) uma importante formação continuada para suas secretárias escolares dos seus 40 Centros de Educação Infantil (CEIs). O encontro, realizado no Bloco XXI da Unesc, teve como tema central o “Censo Escolar 2025”, ferramenta considerada essencial para a efetiva gestão e planejamento das políticas públicas de educação.
As secretárias administrativas do DEI, Bárbara Abel e Ivone Zocche, conduziram a capacitação, proporcionando uma atualização detalhada sobre o processo do censo e esclarecendo dúvidas cruciais sobre a função das secretárias nesse contexto. Além disso, foram apresentadas e debatidas as qualidades fundamentais que permeiam a atuação do Secretário Escolar, como respeito, solidariedade, habilidade de redação, organização, pontualidade, honestidade, comunicação eficaz e, principalmente, a disposição para o aprendizado contínuo.
Bárbara ressaltou a importância estratégica da Secretaria Escolar no ambiente educacional. “A Secretaria Escolar é a porta de entrada da escola para a comunidade. É ela quem produz e guarda toda a documentação escolar de crianças e professores, garantindo o controle de toda situação; é também a responsável pelo atendimento e a qualidade dos serviços, já que depende da secretaria o bom ou mau funcionamento da organização escolar”, enfatizou.
O setor de secretaria escolar foi definido como um elo vital entre as equipes administrativa e pedagógica, sendo o responsável pela escrituração, documentação, correspondências e processos escolares. Dessa forma, a secretária escolar desempenha um papel fundamental na dinâmica escolar, atuando como uma ponte essencial entre os aspectos administrativos e pedagógicos da instituição.
Texto e fotos: Milena dos Santos