Em comemoração ao centenário de emancipação de Criciúma, a cidade se mobiliza em uma onda de solidariedade com o lançamento da "Gincana Centenária: 100 anos de Solidariedade". A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) abraçou a iniciativa, e em uma ação promovida pela Afasc Solidária em parceria com o departamento de Clubes de Mães, iniciou nesta segunda-feira (14), sua gincana, que tem como objetivo arrecadar doações para famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pela Associação.
A gincana se alinha à campanha da Administração Municipal, lançada durante o evento “Imposto de Renda na Praça”, que busca atingir a marca de 100 toneladas de alimentos até dezembro, simbolizando cada ano de emancipação da cidade. A coordenadora da Afasc Solidária, Nádia Paz, destaca a importância da ação para fortalecer o espírito de união e auxílio mútuo na comunidade. "A união de esforços entre a Afasc Solidária, os Clubes de Mães e a comunidade é essencial para o sucesso da gincana", destaca. "Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas famílias e celebrar o centenário de Criciúma com um gesto de solidariedade que ficará marcado na história da nossa cidade."
Andreza da Silva, representante da Afasc na comissão do Centenário de Criciúma, ressalta o papel fundamental dos Clubes de Mães na gincana, enfatizando como a participação ativa desses grupos contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. "Ao longo dos anos, os Clubes de Mães da Afasc têm se mostrado verdadeiros pilares da solidariedade em nossa cidade", afirma Andreza. "A participação ativa desses grupos na gincana é essencial para o sucesso da ação, pois eles possuem uma forte ligação com a comunidade e um grande poder de mobilização."
Juliane Manganelli, coordenadora do Clube de Mães, complementa, afirmando que a solidariedade é um pilar essencial para as relações humanas e para o bem-estar da comunidade. "Acreditamos que a solidariedade é um valor fundamental que deve ser cultivado em nossa sociedade", comenta Juliane. "Ao participarmos da gincana, estamos demonstrando que nos importamos com o próximo e que estamos dispostos a ajudar quem mais precisa."
A arrecadação de doações segue até o dia 30 de maio, com possibilidade de prorrogação caso a demanda seja alta. A meta da administração municipal de alcançar 100 toneladas de alimentos até dezembro, demonstra o compromisso da cidade em celebrar seu centenário com ações concretas de apoio aos mais necessitados. As pessoas que quiserem fazer parte dessa corrente de solidariedade e colaborar com a campanha, podem levar suas doações de alimentos nos seguintes pontos de coletas: sede administrativa da Afasc, no bairro Pio Corrêa, Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), anexo ao Parque das Nações e na sede da Afasc Solidária, anexa ao Camelódromo.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: Milena dos Santos e Afasc Solidária/Clube de Mães