Crianças e adolescentes atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Luzia, Cristo Redentor, Tereza Cristina, Próspera, Vila Miguel, Renascer e Centro de Convivência Vida Nova, receberam orientações sobre saúde bucal de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Afasc e a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de promover hábitos saudáveis de higiene bucal por meio de ações preventivas e educativas.
Durante as palestras, os profissionais da rede municipal de saúde bucal abordaram temas cruciais como a importância da escovação correta, o uso adequado do fio dental e os malefícios do consumo excessivo de açúcar. As atividades visaram conscientizar os participantes sobre a necessidade de cuidados diários para prevenir problemas bucais.
Para garantir que o aprendizado se traduza em prática, o projeto realizou a distribuição de escovas e pastas de dente para todas as crianças e adolescentes presentes. Segundo Ana Meller, coordenadora do Serviço de Convivência, "Desta forma, a Afasc e a Secretaria Municipal de Saúde reafirmam seu compromisso com a formação de cidadãos mais conscientes, prevendo uma comunidade mais saudável e com hábitos preventivos duradouros".
A ação conjunta entre a Afasc e a Secretaria Municipal de Saúde demonstra o comprometimento das instituições com a saúde integral das crianças e adolescentes atendidos pelos Serviços de Convivência, investindo em educação e prevenção para um futuro mais saudável.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc