
Com o tema “Cores do Verão”, projeto segue até dia 28 de janeiro no CEI Lapagesse
A tradicional Colônia de Férias dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) teve início nesta quarta-feira (7) e segue até o dia 28 de janeiro, com a participação de 24 turmas, do Grupo 1 ao Grupo 6, no CEI Lapagesse. O projeto promete um mês de muitas atividades lúdicas, culturais e educativas, pensadas especialmente para proporcionar momentos inesquecíveis às crianças durante o período de férias escolares.
O tema escolhido para este ano, “Cores do Verão”, busca explorar a energia vibrante e alegre da estação mais quente do ano. O objetivo é envolver os pequenos em experiências sensoriais e criativas que estimulem não apenas o aprendizado, mas também a socialização e o desenvolvimento integral. A escolha das cores como elemento central reflete a conexão com as vivências infantis e a natureza ao redor, como o sol, o mar, as flores e as frutas tropicais.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, marcou presença na abertura da Colônia de Férias e destacou que a ação representa mais do que um período de recreação. “Esse projeto é um momento muito especial para as nossas crianças, porque une cuidado, afeto e aprendizado. Pensamos cada detalhe com carinho, para que elas se sintam acolhidas, seguras e felizes. Além disso, a Colônia de Férias também é um importante apoio para as famílias, oferecendo um espaço seguro e de qualidade para que os pais possam deixar seus filhos durante o período de férias, com a tranquilidade de saber que estão bem cuidados e vivenciando experiências significativas”, reforçou.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, e o presidente do Conselho Administrativo da Afasc, Édson Silva, também estiveram presentes durante a manhã para recepcionar as famílias e as crianças. "Os pequenos, bem como os pais, estão sendo muito bem acolhidos e cuidados. O CEI Lapagesse dispõe de uma ótima estrutura, é uma creche pública com altíssima qualidade. Tudo foi cuidadosamente planejado, com brinquedos, colchonetes e material pedagógico, e as professoras também passaram por capacitação para oferecer o melhor atendimento”, afirmou Espíndola.
Atividades planejadas
Entre as ações planejadas, estão atividades artísticas, musicais e sensoriais que favorecem o desenvolvimento da percepção visual, da coordenação motora, da expressão corporal e da linguagem. Cada cor será trabalhada de forma simbólica, com o objetivo de ampliar a criatividade das crianças e ajudá-las a construir significados por meio de experiências práticas e prazerosas. Além disso, o projeto valoriza a brincadeira como uma forma de aprendizado, estimulando o protagonismo infantil e permitindo que as crianças se expressem livremente.
Segundo a coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, Alyne Cecília da Silva, a iniciativa é uma oportunidade para as crianças experimentarem novas formas de comunicação e manifestarem suas ideias e sentimentos de maneira descontraída e lúdica. “A Colônia de Férias permite que elas explorem diferentes linguagens, cores, sons e movimentos. O planejamento pedagógico é pensado para respeitar o ritmo de cada criança, despertando a curiosidade e promovendo descobertas por meio de vivências significativas. As propostas incentivam a autonomia, a convivência e o fortalecimento das relações, sempre em um ambiente acolhedor, seguro e cheio de afeto”, ressaltou.
Com o projeto, a Afasc reafirma seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade, pautada na ludicidade e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o crescimento integral dos pequenos. A colônia de férias é mais uma ação dentro do calendário da instituição, que visa sempre priorizar o bem-estar e o aprendizado das crianças, enquanto elas se divertem e aproveitam a magia do verão de forma segura e enriquecedora.
Texto e fotos: Manuela Linemburger




