O Departamento de Educação Infantil (DEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) realizou nesta terça-feira, 13, mais uma etapa da formação “Educação Inclusiva: Uma imersão pedagógica”, direcionada às professoras da instituição. A iniciativa, conduzida pelo setor de Educação Inclusiva da Afasc, visa aprimorar as práticas pedagógicas e fortalecer a inclusão de alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem na rede regular de ensino.
A Formação Continuada está sendo ministrada pela orientadora de Educação Inclusiva, Kalila Daminelli, e pela psicóloga de Educação Infantil, Maria Alice Custódio. O objetivo principal é atender às demandas dos professores, oferecendo informações e ferramentas para uma atuação mais eficaz no contexto da inclusão.
De acordo com Kalila Daminelli, o propósito da formação é oferecer suporte abrangente aos professores e demais colaboradores das creches da Associação. “Hoje estamos realizando mais uma etapa da formação continuada em Educação Inclusiva para dar suporte a toda a nossa equipe de professoras, gestoras de escolas, secretárias, estagiárias e equipe de apoio. Queremos que elas vejam a Educação Inclusiva com um olhar diferenciado e compreendam que ela precisa estar integrada ao contexto regular de ensino”, enfatizou a orientadora.
Kalila destacou que este é o sexto encontro de uma série de formações planejadas para capacitar as equipes ao máximo, garantindo que elas se sintam mais seguras e preparadas para lidar com as diversas necessidades em sala de aula. A iniciativa reforça o compromisso da Afasc com uma educação infantil cada vez mais inclusiva e de qualidade.
Texto e fotos: Milena dos Santos