Entre em contato

Central de atendimento
(48)3445-8950
Central de atendimento
(48)99868-0046
Afasc Solidária
(48)3445-0300
Afasc Solidária
(48)99122-2024
Serviço de Convivência de zero a 17 anos
(48)3445-8950
Grupo de Idosos
(48)99181-1108
CCTI
(48)99181-1108
Estação Cidadania
(48)3442-0922

Afasc promove formação sobre boas práticas na manipulação de alimentos para profissionais dos CEIs

Capacitação reuniu diretoras e funcionárias nesta quarta (21) e quinta-feira (22) para reforçar cuidados com higiene, segurança alimentar e qualidade das refeições oferecidas às crianças

A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) realizou, nesta quarta (21) e quinta-feira (22), a Formação de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A capacitação ocorreu no auditório da sede administrativa da instituição e reuniu 96 participantes em cada dia, entre diretoras, coordenadoras, cozinheiras e funcionárias do apoio dos Centros de Educação Infantil (CEIs).

A formação teve como objetivo orientar as profissionais sobre os procedimentos necessários para garantir a segurança alimentar e a qualidade higiênico-sanitária das refeições oferecidas nas unidades de Educação Infantil. Durante os encontros, foram abordados temas como higienização dos ambientes, manipulação segura dos alimentos, higiene pessoal dos manipuladores, prevenção de doenças transmitidas por alimentos, alimentação especial e ergonomia no trabalho.

Para a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, a formação reforça o compromisso da instituição com o cuidado e o bem-estar das crianças atendidas nos CEIs. “Cuidar da alimentação das nossas crianças também é uma forma de demonstrar carinho e responsabilidade. Por isso, investir na capacitação das profissionais é tão importante, pois são elas que, diariamente, contribuem para garantir refeições seguras e de qualidade, com todo o cuidado que a primeira infância merece”, ressaltou.

Formação continuada

A capacitação também atendeu às exigências sanitárias previstas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece boas práticas para serviços de alimentação. As orientações contribuem para a padronização dos procedimentos adotados pelas equipes e para a prevenção de riscos relacionados ao preparo e à oferta dos alimentos.

A coordenadora administrativa do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, Sabrina Lummertz, destacou a importância de atualizar os conhecimentos das equipes e fortalecer os procedimentos adotados nas unidades. “Essa formação é fundamental para reforçar os cuidados que precisamos ter em todas as etapas, desde a higienização dos ambientes até o preparo e a oferta dos alimentos. Quando as profissionais estão bem orientadas, conseguimos fortalecer as boas práticas no dia a dia e garantir mais segurança alimentar para as crianças atendidas nos nossos CEIs”, enfatizou.

Com a iniciativa, a Afasc reforça a importância da formação continuada dos profissionais que atuam nos CEIs, especialmente daqueles envolvidos no preparo e nos cuidados com a alimentação das crianças. A capacitação permite fortalecer as práticas de higiene e segurança no cotidiano das unidades, contribuindo para a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

Texto e fotos: Manuela Linemburger

Fotos

Compartilhe:

Conheça nossos APOIADORES

Prefeitura Municiapl de CriciúmaHospital São JoséAnjo QuimicaUnescDiamante
Afasc - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira,
das 8h às 12h e das 13h às 17h

INSTITUCIONAL

GESTÃO

Presidente de honra:
Gisele Bolan
Presidente do Conselho:
Celito Cardoso
Diretora executiva:
Gheniffer Dutra

ACOMPANHE-NOS

v.01 Copyright 2023-2026 - afasc.com.br · Todos os direitos reservados.
As fotos aqui vinculadas, assim como logotipo e marca, são de propriedades do site (afasc.com.br)
É vedada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.
Afasc - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma - 75.565.572/0001-17
Desenvolvimento:
Publiart