Uma vibrante apresentação do tradicional Boi de Mamão contagiou crianças e adolescentes de zero a 17 anos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Próspera, da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).
O Grupo Cultura Mamoeira, fundado em 2020, levou ao público o projeto “Roda boi: circulação de boi de mamão em Criciúma”, que tem como propósito disseminar a rica cultura do Boi de Mamão em espaços educacionais, alcançando todas as faixas etárias através da ludicidade da brincadeira.
De acordo com a orientadora social do CRAS Próspera, Eduarda Varmeling, o Boi de Mamão representa uma das mais autênticas manifestações culturais da região, proporcionando valiosos momentos de entretenimento e aprendizado para os participantes do serviço. “A apresentação do Boi de Mamão transcende a celebração do folclore, oferecendo uma oportunidade única de diversão com essa tradicional brincadeira. O Grupo Cultura Mamoeira presenteou nossos participantes com expressão corporal, musicalidade contagiante e puro encantamento”, destacou.
O Grupo Cultura Mamoeira, responsável por essa imersão cultural, é composto pelos talentosos profissionais Vinicius Martins, Quetlin da Silva, Samuel Garcia, Marcelo Ciepielewiski e Victoria de Souza. A iniciativa reforça o compromisso da Afasc em promover atividades que valorizam a cultura local e proporcionam experiências enriquecedoras para as crianças e adolescentes atendidos.
Texto: Milena dos Santos