As crianças com deficiência (PCDs) atendidas pelos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) estão recebendo um suporte terapêutico especial: a cinoterapia. Nesta quinta-feira, dia 03, mais uma sessão do projeto "Cinoterapia - Uma atividade assistida por cães/Mascote Amigo" proporcionou momentos de acolhimento e interação com a equipe do canil K-9 do 9º Batalhão de Polícia Militar (PM).
A iniciativa, que conta com o apoio dos cães terapeutas da PM, visa oferecer suporte às crianças dos Grupos 4, 5 e 5 dos CEIs da Afasc. As interações entre os pequenos e os cães têm demonstrado uma série de benefícios significativos.
Entre os principais resultados observados, destacam-se melhorias nas áreas emocional e física, redução da ansiedade e do estresse, além de um notável avanço na socialização e comunicação das crianças. A cinoterapia também contribui para a estimulação motora e cognitiva, promovendo um desenvolvimento mais completo e integrado para essas crianças. O projeto reforça o compromisso de oferecer ferramentas inovadoras para o bem-estar e a evolução das crianças PCDs em Criciúma.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: DEI/Afasc