A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) iniciou nesta segunda-feira (21) a 3ª edição do Campeonato Poliesportivo do Serviço de Convivência, com objetivo de movimentar crianças e adolescentes por meio do esporte. Os jogos iniciaram pelas equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Renascer e Santa Luzia, em um campeonato que busca promover a inclusão social e o desenvolvimento integral dos participantes.
Os jogos acontecem no Ginásio do CRAS Próspera e incluem modalidades como vôlei misto, futsal misto e tênis de mesa. O campeonato, que é anual, oferece a crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciar a paz, a amizade e o bom relacionamento por meio de competições esportivas.
Como no caso do participante do Serviço de Convivência Santa Luzia, Artur Batista, de 11 anos. “Acho muito legal poder estar aqui, ver gente nova, mas principalmente, não só para mim, mas para todos os colegas, temos a chance de aprender a jogar. Aqui, aprendemos a perder e a ganhar de forma sadia. Aproveitei a oportunidade para fazer novas amizades. Amo estar dentro de quadra e me divirto muito ao lado dos meus colegas", conta.
A programação segue intensa nos próximos dias. Nesta terça-feira (22), será a vez dos participantes dos Serviços de Convivência Próspera e Tereza Cristina entrarem em quadra. Já na quarta-feira (23), as disputas serão entre as equipes dos CRAS Cristo Redentor, Vila Miguel e Centro de Convivência Vida Nova.
Para a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller, a iniciativa é de extrema importante, pois com as atividades, as crianças e adolescentes dão o melhor de si em celebração ao esporte. “Essa é uma ferramenta que usamos, entre tantas outras, para promover a saúde, o desenvolvimento integral e a integração social de crianças e adolescentes. O Campeonato Poliesportivo é visto como uma oportunidade de fortalecer valores como respeito, cooperação, liderança e responsabilidade, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e ativos”, destaca.
A semana de atividades se encerra com momentos de lazer. Na quinta (24) e na sexta-feira (25), crianças e adolescentes participarão de diversas atividades recreativas, fechando o evento com diversão e integração.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc e Milena dos Santos