O Centro de Educação Infantil (CEI) Afasc Francisca Furtado de Lucca – Mineirinho, tem se destacado no primeiro semestre de 2025 pela implementação de projetos com abordagens pedagógicas inovadoras. A metodologia, aplicada em todos os grupos (G1, G2, G3 e G4), visa engajar as crianças em experiências de aprendizagem significativas e contextualizadas.
As atividades, estão sendo desenvolvidas pelas seguintes professoras: Adriana Bonifácio, Alexandra Nunes, Alini Salvador, Andreza Coral, Angélica Somariva, Anielly Santos, Beatriz Machado, Camila Prudêncio, Carini Echamendi, Cristiane Pinheiro, Edmara de Lima, Eliane Teixeira, Francieli Henfrain, Gesiele Sebastiana, Graceline Pires, Jamile Comim, Joelma Rosa, Juliana Mendes, Leticia Souza, Luciana Honorato, Luciana Marques, Marisa da Silva, Miriam Felizardo, Patricia da Rocha, Rosineia Machado, Sabrina Margotti, Solange Saucedo e Vanessa Matioli.
A principal característica desses projetos é a participação ativa das crianças na resolução de problemas e na construção do conhecimento. Isso incentiva a exploração, a pesquisa e a investigação, permitindo que elas expressem suas ideias e desenvolvam a colaboração e a autonomia. O resultado é um processo de aprendizagem mais lúdico, que abrange diversas habilidades e competências.
Segundo as professoras do CEI, os projetos possibilitam que as crianças aprendam de forma mais profunda e conectada com suas próprias experiências e interesses, atribuindo sentido ao que está sendo ensinado. “Essa abordagem estimula o desenvolvimento integrado de áreas como linguagem, matemática, ciência, arte, socialização e inclusão”, comentam.
A iniciativa do CEI Afasc Francisca Furtado de Lucca reforça o compromisso com uma educação que valoriza a curiosidade e o protagonismo infantil, preparando as crianças para os desafios futuros de maneira completa e divertida.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: CEI Afasc Francisca Furtado de Lucca