Crianças com deficiência (PCDs) atendidas pelos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) continuam a ser beneficiadas pelo projeto de “Cinoterapia - Uma atividade assistida por cães” que tem mostrado resultados promissores. A iniciativa é fruto de uma parceria sólida entre o Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc e a equipe do Canil K-9 do 9º Batalhão de Polícia Militar.
Nesta quinta-feira (10), um novo grupo de crianças participou das sessões terapêuticas, tendo a pastora alemã Kyra como principal condutora das interações. A presença dos cães tem se mostrado fundamental para o bem-estar dos pequenos, promovendo a redução da ansiedade e estimulando o desenvolvimento cognitivo, físico e social. Além disso, as atividades proporcionam momentos de acolhimento e uma valiosa interação com os policiais do canil.
O projeto é um exemplo de atuação integrada entre as instituições. O DEI da Afasc e a Polícia Militar, trabalham em conjunto, sendo que o Canil K-9 treina os cães, e a equipe do DEI conduz as sessões, que contam com acompanhamento pedagógico e terapêutico, garantindo a segurança e a eficácia das atividades. Essa parceria tem sido essencial para oferecer um suporte diferenciado e de qualidade às crianças com deficiência em Criciúma.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: DEI/Afasc