A manhã desta quinta-feira (15) foi marcada por momentos de interação e alegria para crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) atendidas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma). Elas participaram de uma enriquecedora sessão de terapia com os cães do Canil K-9 do 9º Batalhão de Polícia Militar (PM) de Criciúma, na sede do canil.
A iniciativa integra o Projeto Cinoterapia – Uma atividade assistida por cães/Mascote Amigo Melhor Amigo, que oferece um suporte terapêutico diferenciado para crianças dos Grupos 4, 5 e 6 dos CEIs com diagnóstico de TEA.
De acordo com a coordenadora Tais Freitas, os benefícios da cinoterapia para as crianças autistas são diversos e significativos. "Os benefícios se dão através do contato e a troca de afeto; o prazer de rir e brincar com um animal, a sensação de bem-estar e conforto e, principalmente para a criança com autismo, os estímulos sensoriais físicos e emocionais que vão auxiliar na terapêutica que ele já realiza no Canil", explicou a coordenadora. A interação com os cães especialmente treinados proporciona um ambiente lúdico e terapêutico, estimulando o desenvolvimento social, emocional e sensorial das crianças.
Texto: Milena dos Santos