De julho a dezembro de 2024, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Renascer promoveu uma série de atividades voltadas para a educação alimentar e nutricional de crianças atendidas pelo programa. Em parceria com alunos do curso de Nutrição da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o projeto de extensão denominado "Cozinha Inclusiva é Lugar de Criança" teve como principal objetivo desenvolver ações que incentivem uma alimentação saudável e sustentável entre os pequenos.
Durante os encontros, as crianças foram apresentadas a novas alternativas alimentares que não apenas atendem às necessidades nutricionais, mas também estimulam a criatividade e o prazer de comer. A iniciativa visa não apenas educar sobre a importância de uma dieta equilibrada, mas também incluir os jovens na prática de cozinhar e explorar novos sabores, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
“A iniciativa não só beneficia as crianças envolvidas, mas também visa impactar suas famílias, promovendo uma mudança de cultura alimentar dentro do lar. Através de uma abordagem lúdica e educativa, o projeto reafirma a importância de se pensar na alimentação como um ato de cuidado e inclusão, estimulando a autonomia e o interesse dos pequenos pela cozinha e pela saúde”, ressalta a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV CRAS Renascer