Crianças e adolescentes de 0 a 17 anos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Luzia, viveram uma experiência cultural marcante. Eles tiveram a oportunidade de assistir à peça teatral “A caixa de histórias, cafuné histórias (Schroeder)” no teatro anexo à Estação Cidadania.
A iniciativa foi possível graças a uma parceria estratégica entre a Afasc e o Serviço Social do Comércio (SESC), que visa democratizar o acesso à cultura para jovens em situação de vulnerabilidade.
Para a orientadora social Marilene Calegari, a exposição à cultura é fundamental para o desenvolvimento desses jovens. "É extremamente importante que os participantes tenham acesso à cultura. Muitas vezes eles não têm essa oportunidade, e sempre que surgem, abrimos as portas para esse mundo carregado de conhecimento e interação", ressalta Calegari. Ela enfatiza o impacto direto que a arte pode ter na vida dos espectadores: "Acreditamos que quando eles veem as encenações, influencia diretamente na vida deles, pois eles podem se imaginar nessa mesma posição".
A participação em eventos culturais como este não apenas oferece entretenimento, mas também estimula a imaginação, promove a interação social e amplia os horizontes de conhecimento das crianças e adolescentes, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento integral.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc Santa Luzia
A caixa de histórias, cafuné histórias (Schroeder)
Sinopse : “A Caixa de Histórias” é a reunião de três histórias contadas de maneiras diferentes. Em “Cabritos, Cabritões” três cabritos precisam atravessar uma ponte para comer um capim verdinho e delicioso. Para isso eles precisam enganar uma Ogra perigosa. Em “Clic e Cloc” duas aves que andavam sempre juntas, sem desgrudar, certo dia, por um acaso, separam-se, vivendo aventuras únicas que lhes ensinam o valor da amizade, estando perto ou longe uma da outra. Em “Entre Nuvens” uma menina que adorava ficar olhando o céu conta com a ajuda de um menino para trazer cor e alegria para a cidade que não tinha tempo de sonhar.