O projeto "Minha Vida é um Baú de Memórias" proporcionou um rico aprendizado para as crianças do Grupo 4A do Centro de Educação Infantil (CEI) Afasc São José. Inspiradas no
poema "A Linha Assanhada", do autor Carlos Jorge, os pequenos artistas exploraram sua criatividade e imaginação, produzindo diversos desenhos tendo o barbante como principal ferramenta de expressão.
As professoras Carla Ramos, Grasiela de Bona e Jéssica Fernandes destacaram que a atividade ampliou as possibilidades de brincadeira, do jogo simbólico e do desenho para as crianças. “Além disso, incentivamos a manifestação de diversas linguagens como forma de aguçar a curiosidade, a descoberta e a capacidade expressiva, abrindo espaço também para as primeiras tentativas de escrita não convencionais”, completaram.
Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças também tiveram contato com a história do livro "Enxergando com Ritinha", da coleção Incluir. As educadoras utilizaram a narrativa para reforçar a importância do respeito às diferenças, promovendo uma experiência sensorial com barbante e olhos vendados. Essa vivência permitiu que as crianças, assim como a personagem Ritinha, explorassem o mundo através do tato e da sensibilidade, compreendendo outras formas de percepção.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: CEI Afasc São José