O Departamento de Educação Infantil (DEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) deu início ao ano letivo com uma importante capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, realizada nesta terça-feira (4). A iniciativa, que visa aprimorar os conhecimentos das equipes de apoio que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da instituição, e no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) Zulma Naspolini Manique Barreto, foi ministrada pela nutricionista Eloísa Rovaris Pinheiro e pelo médico veterinário Marcelo Silva Pedroso, profissionais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
A coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, destacou a relevância da capacitação, que busca não apenas informar, mas também sensibilizar os participantes sobre a importância de uma nova abordagem na manipulação de alimentos no ambiente escolar. "Nosso objetivo é garantir que nossos profissionais estejam atualizados e preparados para oferecer uma alimentação saudável e segura às crianças, refletindo as melhores práticas do setor", afirma.
A atividade marca um passo significativo na formação contínua das equipes de apoio, reconhecendo que a alimentação adequada e limpeza dos ambientes, desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil. A capacitação que é parte de um esforço maior da Afasc em promover não apenas a educação, mas também a saúde e o bem-estar dos pequenos atendidos pelos CEIs, contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Darós, da presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, do presidente do Conselho de Administração, Edson da Silva, do gerente regional da Epagri, Edson Borba, e o diretor executivo, Juceli Alano.
“A expectativa é de que, com a implementação das boas práticas discutidas durante a capacitação, a qualidade da alimentação oferecida nas unidades de ensino da AFASC seja ainda mais caprichada, proporcionando um ambiente saudável e nutritivo para as crianças”, destaca Gisele.
Texto e fotos: Milena dos Santos