Cerca de 80 professoras que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) participaram nesta terça-feira (15), de uma importante capacitação sobre educação inclusiva. O evento, intitulado "Educação Inclusiva: Uma imersão pedagógica", foi realizado no auditório multiuso da sede administrativa da Afasc.
A capacitação foi ministrada pela orientadora de Educação Inclusiva, Kalila Daminelli, e pela psicóloga, Maria Alice Custódio, ambas colaboradoras do Departamento de Educação Infantil (DEI). O objetivo do encontro foi aprofundar o conhecimento das educadoras sobre a inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolar regular.
A coordenadora do DEI, Taís Freitas, destacou a importância do encontro para auxiliar as professoras a superarem os desafios encontrados no dia a dia da sala de aula. "Sabemos
que existem muitas dificuldades na formação dos educadores, no estudo do fundamento teórico para trabalhar com crianças com deficiências. Por isso, abrimos esse espaço para reflexão e busca por conhecimento", ressaltou Freitas.
Compromisso com a formação completa das crianças
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, e o diretor executivo, Juceli Alano, também participaram do encontro e enfatizaram o compromisso da instituição com a inclusão e a formação completa das crianças. "Queremos quebrar o paradigma de que as instituições escolares ensinam apenas conteúdos de matriz curricular", afirma Gisele. "Acreditamos que a inclusão é fundamental para a formação de cidadãos completos", completou Alano.
Texto e fotos: Milena dos Santos