Neste sábado, 26 de julho, o Brasil celebra o Dia dos Avós, uma data especial que ressalta a importância desses pilares familiares na transmissão de conhecimento, experiência e, acima de tudo, muito amor. A relação entre avós e netos é um tesouro que transcende gerações, e em Criciúma, o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) é um palco diário dos principais participantes dessas relações: os avós.
Como no caso de Antônio da Rosa Freitas que, com a voz embargada pela emoção, ressalta o quão gratificante é a sua relação com a neta Alice, de 8 anos. “Criança é muito importante e nunca irá perder a graça para a gente. Eu fico emocionado falando dela porque ela é tudo de bom", conta.
Já para Marvício Antônio da Silva, mais conhecido como Vitor, ser avô é um ato de amor puro. "É muito gratificante ser avô, bisavô, pois começamos a pensar como criança, brincamos com elas, com seus brinquedos. A simples felicidade de se sentar e brincar com os netos e bisnetos é inexplicável", comenta, radiante.
Assim como Ademar Pacheco, que contagia a todos com a sua alegria e sente-se orgulhoso em poder dizer que é avô. Ele revela um laço profundo com os netos e garante que chega a se sentir tão pai, quanto os pais dos seus netos.
A emoção de ser avó é igualmente intensa para Lalor Custódio Serafim. “Meu coração transborda de amor pelos meus quatro netos. A casa se enche de brinquedos e alegria quando eles chegam, e a saudade é imensa quando ficam longe. É indescritível o sentimento de ser avó, a emoção, o amor, a felicidade que sinto", completa.
Por fim, Ana Rita Rosário resume a experiência de ser avó com uma frase que ressoa o sentimento de muitos: "é ser mãe com açúcar". Com quatro netas, da mais velha com 30 anos à caçula de quase dois anos, Ana Rita expressa um imenso orgulho. "Não tem explicação para descrever esse sentimento. É um orgulho grande ver os filhos crescerem, se formarem, terem suas vidas, seguirem sendo pessoas de caráter, de responsabilidade, e depois vir os netos, seguindo o mesmo caminho", afirma. Para ela, é um privilégio e uma gratidão a Deus ter filhos e netos que seguem os valores construídos ao longo dos anos.
O Dia dos Avós é, sem dúvida, uma celebração de amor incondicional, sabedoria transmitida e a alegria contagiante que se multiplica a cada nova geração.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: Thais Borges