Aprimorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e fortalecer a proteção social no município. Esse foi o foco da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Criciúma, realizada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento, que teve como tema "20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência", reuniu diversas equipes, incluindo profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).
O objetivo principal da conferência foi discutir, avaliar e sugerir propostas para as políticas públicas de assistência social da cidade. Segundo Ana Meller, coordenadora do Serviço de Convivência, o encontro representou um espaço crucial para debater e construir soluções para o setor, buscando novos rumos para a área que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
"Neste encontro preparado com muito carinho pela equipe da secretária municipal, Dudi Sônego, juntos, pudemos avaliar a situação atual da assistência social do município, propor melhorias para o Sistema Único de Assistência Social e fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil", comenta Ana. Ela ainda destaca o engajamento dos participantes: "Nos sentimos incentivados a participar ativamente do planejamento dessas políticas que fazem muito bem a vários munícipes".
Além dos debates e propostas, a conferência contou com um momento de arte e talento: a Fanfarra do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizou uma bela apresentação, que emocionou e arrancou aplausos dos presentes.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc