A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) participou de um encontro de integração promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. O evento teve como objetivo principal fortalecer o trabalho em rede e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, ressaltou a importância do encontro como um espaço para troca de experiências, diálogo entre os diferentes setores e identificação de melhores práticas. “O evento representou um espaço crucial para a troca de experiências entre os diversos setores envolvidos na assistência social do município. O diálogo entre os diferentes setores foi fundamental para a identificação de melhores práticas e a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados na área, mas principalmente para garantir que os serviços atendam às necessidades da população de forma eficaz e humanizada”, comenta.
A coordenadora do SCFV, Ana Meller, destacou que a iniciativa da Secretaria de Assistência Social visa fortalecer a articulação entre os diversos níveis de atuação e profissionais envolvidos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “A reunião de profissionais de diferentes setores permitiu uma visão abrangente das necessidades e desafios enfrentados no âmbito da assistência social em Criciúma, mas principalmente na forma que devemos abordar essas necessidades e o compromisso de cada profissional em promover o bem-estar dos atendidos”, ressalta.
Fortalecimento do SUAS
O encontro de integração representa um passo importante para o fortalecimento do SUAS em Criciúma. Ao promover a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área, a iniciativa contribui para a melhoria contínua dos serviços de assistência social oferecidos à população.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos
O SCFV é um serviço da assistência social que oferece atividades socioeducativas, culturais e de lazer para crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do serviço é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promover o desenvolvimento pessoal e social dos participantes e prevenir situações de risco social.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc