Bandeirinhas coloridas, o aroma de comidas típicas, o som contagiante da música e a alegria das danças de quadrilha marcaram as celebrações juninas das crianças e adolescentes atendidos pelas sete unidades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). As festividades, que envolveram participantes e suas famílias, proporcionaram momentos de diversão e fortalecimento de laços.
As festas de São João foram realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Renascer, Cristo Redentor, Vila Miguel, Próspera, Santa Luzia, Tereza Cristina e no
Centro de Convivência Vida Nova. A presença de importantes figuras reforçou a importância do evento, como a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, a vice-presidente de honra, Rosane Custódio Lima, e a secretária da Assistência Social de Criciúma, Dudi Sônego.
Gisele, expressou sua admiração pela organização dos eventos e destacou a fundamental parceria com a Secretaria de Assistência Social. "As festas estavam maravilhosas, muito bem organizadas. Agradeço essa parceria com a secretária Dudi, que busca sempre estar junto às famílias atendidas e, principalmente, proporcionar ambientes agradáveis para todos os atendidos pelas equipes do Serviço de Convivência e do PAIF", ressaltou.
Para Ana Meller, coordenadora do Serviço de Convivência, momentos de confraternização e alegria como as festas juninas são essenciais para o fortalecimento dos vínculos entre os participantes dos serviços. Ela enfatizou o papel cultural dessas celebrações: "As festas juninas são uma marca registrada da cultura brasileira, o que garante também o fortalecimento cultural, mais aprendizado e conhecimento para as crianças e adolescentes atendidos no SCFV." Ana fez questão de agradecer o empenho da equipe: "É importante ressaltar que festa tão bonita e grandiosa só pôde ser realizada graças à dedicação de toda a equipe do Serviço de Convivência que planejou, organizou, decorou o local com dedicação e muito amor pelos nossos participantes."
As festas juninas da Afasc não apenas ofereceram lazer e entretenimento, mas também reforçaram a importância do trabalho conjunto entre as instituições para o bem-estar e o desenvolvimento social das crianças e adolescentes de Criciúma.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc