Trabalhar com horta escolar, permite que as crianças conquistem seu espaço, participando e acompanhando os ciclos, processos e dinâmicas naturais. Pensando em conscientizar os pequenos sobre a preservação ambiental, as professoras do Grupo 4B do CEI Afasc Carlos Piazza, Xasmini Lima, Darlan da Rosa e Jessica Dias, iniciaram a elaboração dos canteiros, escolha de mudas e sementes que seriam plantadas no espaço.
Dentre os hortifrutis escolhidos estão morango, berinjela, tomate, alface, couve, além de temperos e chás. Entre as atividades desenvolvidas para facilitar o processo de aprendizagem, as professoras apresentaram gravuras dos nomes populares e a planta in natura, que foram manuseadas pelas crianças, sentindo o cheiro e provando.
“Neste processo de desenvolvimento dos hortifrutis, nossas crianças foram levadas para regar e revolver a terra, retirar ervas daninhas e poder quando necessário. Quando apresentamos as plantas em sala de aula, os pequenos falaram sobre as verduras e chás que tinham plantados em suas casas, permitindo assim o trabalho integrado com
diferentes áreas de conhecimento, saberes e atitudes”, comenta Xasmini.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Carlos Piazza