A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) lançou, na sexta-feira (30), o projeto "Mãos que Plantam". A apresentação da iniciativa ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Próspera, contando com a presença das orientadoras sociais.
O principal objetivo da atividade é conscientizar crianças, adolescentes e suas famílias sobre a importância da construção e cultivo de uma horta. A iniciativa visa desenvolver o gosto pela alimentação saudável, aumentar o consumo de legumes e verduras e, consequentemente, contribuir para a qualidade de vida dos participantes.
"As hortas dos Serviços de Convivência são consideradas importantes ferramentas em diversos aspectos, como fator social, acesso a alimentos saudáveis, econômicos e sustentáveis, respeitando a cultura e a diversidade local", comenta Ana Meller, coordenadora do Serviço de Convivência. "Além disso, são uma das melhores ferramentas educativas, levando a mudanças significativas nos hábitos, atitudes e valores ambientais de cada participante."
A execução do projeto envolverá a implantação e manutenção das hortas, com início em 31 de maio e encerramento no dia 27 de novembro, quando uma comissão julgadora será responsável por analisar o desenvolvimento e os resultados das hortas.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc