As professoras dos Grupos 4 dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) participaram, nesta quinta-feira (22), de uma formação especial sobre a história e identidade de Criciúma. A capacitação, promovida pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), é alusiva ao centenário de emancipação político-administrativa da cidade e visa preparar os educadores para abordar o tema em sala de aula.
O encontro teve como objetivo principal fornecer as professoras conteúdo que resgate aspectos fundamentais da trajetória de Criciúma. A iniciativa busca fomentar reflexões críticas e oferecer recursos pedagógicos para integrar esses conhecimentos ao planejamento das aulas, valorizando o patrimônio histórico-cultural e fortalecendo a identidade regional. Para isso, serão utilizados como base livros, documentários, relatos orais e registros históricos locais, estimulando o protagonismo docente na criação de propostas significativas que respeitem as especificidades de cada comunidade escolar.
“Nossas professoras que participaram desse encontro serão as multiplicadoras de informação dentro dos CEIs onde atuam, e levarão para as salas de aula abordagens sobre o centenário de emancipação político-administrativo da cidade de Criciúma”, explica Tais Freitas, coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI), que também participou do encontro ao lado das orientadoras educacionais Alyne da Silva, Deise Bortoluzzi e Isabela Cardoso. Ela ressalta que todas as atividades serão desenvolvidas dentro dos critérios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proporcionando maior conhecimento sobre o município não só para as crianças, mas também para suas famílias.
A proposta busca ainda despertar nas crianças o interesse pela história local, por meio de práticas pedagógicas contextualizadas e interdisciplinares. O foco é fortalecer o vínculo entre escola, comunidade e território, com o incentivo das professoras ao desenvolver atividades que estimulem a leitura, escrita, pesquisa e observação crítica, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: DEI/Afasc