
Parceria entre Afasc e Clínica Dr. Luciano Schütz, que viabiliza procedimentos para participantes do CCTI, foi renovada para 2026
A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) e a Clínica Dr. Luciano Schütz renovaram a parceria do projeto “Beleza é ser solidário”, que viabiliza cirurgias de blefaroplastia superior – procedimento que remove o excesso de pele das pálpebras superiores - de forma gratuita para os idosos atendidos pelo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI). A iniciativa tem como objetivo promover mais qualidade de vida aos participantes em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o bem-estar dos beneficiados.
Ao longo de 2025, mais de 40 cirurgias foram realizadas por meio da parceria, consolidando o impacto positivo do projeto na vida dos idosos atendidos. Para 2026, os atendimentos serão retomados com a previsão de quatro avaliações por semana, incluindo consultas para análise da necessidade do procedimento e a realização das cirurgias com anestesia local na própria clínica.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, destacou a importância da continuidade da parceria para o atendimento dos participantes. “Esse projeto representa muito mais do que um procedimento estético, ele devolve qualidade de vida, autonomia e dignidade para os nossos idosos. A renovação dessa parceria reforça o compromisso da Afasc em buscar alternativas que impactem diretamente na saúde e no bem-estar das pessoas que mais precisam”, afirmou.
O médico responsável pela clínica, Luciano Schütz, também ressaltou os benefícios da iniciativa e a continuidade dos trabalhos. “A blefaroplastia é uma cirurgia de pálpebra superior para a remoção do excesso de tecido, que melhora o campo visual desses idosos que necessitam desse tipo de procedimento. Temos essa parceria desde 2019 e, agora em 2026, renovamos esse compromisso. A intenção é dar sequência aos procedimentos ao longo do ano, garantindo esse cuidado aos pacientes”, explicou.
A continuidade do projeto reforça a importância de parcerias que promovam ações concretas voltadas à saúde e ao bem-estar da pessoa idosa. Com a renovação, a expectativa é de que ainda mais participantes sejam beneficiados ao longo do ano, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o cuidado com quem mais precisa.
Texto e fotos: Manuela Linemburger




