O departamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 0 a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) realizou uma nova etapa do projeto "Conhecendo Criciúma". A iniciativa proporcionou a crianças e adolescentes atendidos em diversos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade a oportunidade de visitar o Parque dos Imigrantes e a Fazenda Solar Nikola Tesla. Participaram da ação participantes dos CRAS Cristo Redentor, Vila Miguel, Santa Luzia, Próspera, Tereza Cristina, Renascer e do Centro de Convivência Vida Nova.
No Parque dos Imigrantes, os participantes puderam aprender sobre as atividades e a história dos imigrantes italianos que contribuíram para a formação da região. Já na Fazenda Solar Nikola Tesla, a visita se transformou em uma aula prática sobre eletricidade. As crianças e adolescentes tiveram a chance de explorar os experimentos de Tesla, compreendendo a importância da corrente alternada, bobinas e geradores para o desenvolvimento da eletricidade moderna.
A coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller, destacou a importância da ação. "Preparamos essa visita para que as crianças conheçam esses pontos turísticos, que hoje são pontos importantes na nossa cidade. Conhecer a história, explorar novos espaços e se divertir durante essas visitas, são pontos fundamentais do projeto 'Conhecendo Criciúma', já que desta forma estamos contribuindo para a construção da autonomia de cada participante e possibilitando um convívio social saudável", afirmou. A iniciativa visa não apenas o conhecimento, mas também a promoção de um desenvolvimento integral e a socialização dos participantes do serviço.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc