
Atividades socioeducativas e de lazer seguem até fim de janeiro e atendem participantes de 6 a 17 anos no CRAS Próspera
A Colônia de Férias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) começou nesta sexta-feira (9) e segue até o dia 30 de janeiro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Próspera. A iniciativa atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em período integral, com uma programação diversificada de atividades recreativas, esportivas e socioeducativas ao longo do mês.
Com o tema “Protagonizando na participação cidadã - Somos todos sujeitos de direitos”, a colônia de férias tem como objetivo fortalecer vínculos entre os participantes, incentivando a socialização e o sentimento de pertencimento. A proposta alia momentos de lazer e diversão a atividades com caráter educativo, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes em um ambiente acolhedor.
No primeiro dia, os participantes foram recepcionados com dinâmicas de integração, roda de conversa para construção dos combinados de convivência e produção de cartazes sobre a colônia de férias. Ao longo das próximas semanas, a programação inclui gincanas, oficinas culinárias, jogos cooperativos, esportes, karaokê, atividades culturais e momentos de descanso, sempre respeitando o ritmo das férias.
Para a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, a colônia de férias é uma oportunidade de garantir direitos e promover experiências significativas. “Mais do que um período de recreação, a colônia de férias reafirma o compromisso da Afasc com a proteção social e com o direito de crianças e adolescentes a vivências seguras, inclusivas e enriquecedoras. É um tempo de cuidado, escuta e convivência, onde cada participante é visto como protagonista da sua própria história”, afirmou.
A coordenadora do SCFV, Ana Meller, destacou que o planejamento foi pensado a partir da realidade dos participantes e das diretrizes do serviço. “Consideramos as necessidades, interesses e potencialidades de cada faixa etária. A proposta é oferecer uma rotina equilibrada, que combine diversão, participação e aprendizado, favorecendo o desenvolvimento social e emocional dos participantes, sem perder a leveza e a alegria que o período de férias pede”, ressaltou.
A Colônia de Férias do SCFV segue até o fim de janeiro com atividades integradas e acompanhamento de profissionais capacitados. A expectativa é proporcionar um período de férias marcado por aprendizado, convivência e boas lembranças para todos os participantes.
Texto e fotos: Manuela Linemburger




