Para marcar o Dia do Índio, celebrado no próximo sábado (19), a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) promoveu diversas atividades culturais com crianças e adolescentes atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos CRAS Cristo Redentor, Vila Miguel, Renascer, Santa Luzia, Próspera, Tereza Cristina e no Centro de Convivência Vida Nova.
Com direito a pintura facial, danças, produção de cartazes e música, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a rica cultura dos povos indígenas, primeiros habitantes do Brasil. Orientadoras e facilitadores dos serviços de convivência usaram a criatividade para abordar a cultura indígena, trabalhando o respeito étnico e a diversidade de costumes.
Segundo a coordenadora do Serviço de Convivência, Ana Meller, um dos papéis da equipe que atende crianças e adolescentes de zero a 17 anos é fortalecer as tradições e transmitir a riqueza cultural presente no país até os dias atuais. "É fundamental que as crianças e adolescentes conheçam e valorizem a cultura indígena, que faz parte da nossa história e identidade", destacou Ana Meller. "As atividades realizadas nos CRAS da Afasc buscam promover o respeito à diversidade cultural e o fortalecimento da identidade de cada participante".
A celebração do Dia do Índio nos Serviços de Convivência da Afasc demonstra o compromisso da instituição com a promoção da cultura e da diversidade, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos com a história do país.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc