Nesta quarta-feira (5), a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) deu início às atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltado para crianças e adolescentes de zero a 17 anos. As ações estão sendo realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das comunidades Cristo Redentor, Santa Luzia, Próspera, Vila Miguel, Renascer, Tereza Cristina e Centro de Convivência Vida Nova.
O Serviço de Convivência tem como principal objetivo complementar as iniciativas das famílias e da comunidade, promovendo a proteção e o desenvolvimento dos jovens, além do fortalecimento de vínculos familiares e sociais. O serviço oferece espaços onde os participantes podem conviver em grupo, desenvolver relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, contribuindo para a formação de uma rede de apoio na comunidade.
Com aproximadamente 600 crianças e adolescentes inscritos, a coordenadora Ana Meller destacou a importância do Serviço para o desenvolvimento integral dos participantes. “Acreditamos que, ao criar um ambiente saudável e acolhedor, estamos promovendo não apenas o bem-estar individual, mas também o fortalecimento da comunidade como um todo”, afirmou Ana.
As atividades do Serviço de Convivência são fundamentais para garantir que os jovens tenham acesso a experiências enriquecedoras e educativas, contribuindo para seu crescimento pessoal e social. As equipes ofertam as seguintes oficinas:
Atividades Esportivas: jiu-jitsu, skate, futebol, tênis, basquete, vôlei, handebol, entre outras.
Artes: teatro, artesanato, dança (ballet, tarantela e outros), música: coral, fanfarra e instrumentos como flauta doce, violão, guitarra, baixo, saxofone, percussão, entre outros.
Lazer: excursões, passeios, jogos e brincadeiras.
Os adolescentes acima de 14 anos também participam de oficinas de orientação e formação profissional para inserção no mercado de trabalho.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc