Durante o mês de junho, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Renascer, Próspera, Tereza Cristina Vila Miguel, Santa Luzia, Cristo Redentor, e o Centro de Convivência Vida Nova, em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), realizaram uma série de Encontros de Família. O objetivo principal da iniciativa é fortalecer os laços familiares e comunitários, além de promover a inclusão social de crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Os eventos contaram com a participação de crianças e adolescentes de zero a 17 anos, atendidos pelos profissionais do SCFV da Afasc e suas famílias. Eles realizaram diversas apresentações artísticas para familiares, autoridades e a comunidade presente, demonstrando o talento e o comprometimento dos participantes.
Gisele Bolan, presidente de honra da Afasc, marcou presença nas atividades e ressaltou a importância da iniciativa. "A valorização das famílias é um compromisso da nossa gestão. Fiquei extremamente feliz em ver o comprometimento das crianças, adolescentes e equipe de trabalho, que realizaram lindas apresentações e degustaram de alimentos deliciosos. Esse encontro importante fortalece os laços comunitários e colabora para o desenvolvimento de uma cidade melhor", destacou.
O Encontro de Família é uma estratégia fundamental para proporcionar acolhimento, inclusão e suporte às famílias em situação de vulnerabilidade. A equipe do Serviço de Convivência utiliza essa atividade para aprimorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, oferecendo apoio emocional e orientação essenciais.
Ana Meller, coordenadora do Serviço de Convivência, reforçou os objetivos dos encontros. "Este encontro teve como objetivo trabalhar demandas sobre vivências nos grupos, buscar aproximar a família do serviço, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso aos serviços socioassistenciais. Entendemos que estes encontros são importantes, por isso definimos mantê-los ao longo do ano", afirmou Meller, indicando a continuidade das ações.
A iniciativa da Afasc e da Assistência Social do Município demonstra um compromisso contínuo com o bem-estar e o desenvolvimento social da comunidade de Criciúma, reforçando a importância do suporte familiar e comunitário para o crescimento saudável de crianças e adolescentes.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc