A parceria entre a Afasc Solidária e o Grupo ND trouxe um alívio para centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social em Criciúma. Através da Campanha do Agasalho 2025 "Sua roupa tem história, seu gesto tem amor", realizada em todo o Sul de Santa Catarina, foram arrecadadas e distribuídas milhares de peças de roupas de inverno.
As equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Luzia e Vila Miguel foram as responsáveis por direcionar as doações a famílias com crianças e adolescentes entre zero e 17 anos. A iniciativa visou atender à crescente necessidade de roupas quentes diante das baixas temperaturas que se aproximam.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, enfatizou a importância da colaboração com a NDTV. "Foram duas etapas importantes para as famílias atendidas pelos CRAS. Essas peças foram para as mães preocupadas com seus filhos que não têm um casaco ou um tênis para ir para a escola, e também para os filhos, que estão preocupados com seus pais idosos nessas noites frias, sem cobertores ou agasalhos que os aqueçam", comentou Gisele, ressaltando que a ação vai além da doação de roupas, representando dignidade e empatia.
Impacto direto nas comunidades
No CRAS Santa Luzia, mais de mil e cinquenta peças foram distribuídas. Já no CRAS Vila Miguel, oitocentas peças foram entregues, garantindo que as famílias pudessem se proteger do frio que já começa a ser sentido nos termômetros da região.
A coordenadora da Afasc Solidária, Nádia Paz, destacou que a distribuição nos próprios CRAS tornou o processo mais eficiente e acessível, oferecendo às famílias o poder de escolha das peças. "Essa parceria entre Afasc e NDTV nos possibilitou alcançar um alto volume de peças, e em conversa interna, decidimos levar até as famílias, facilitando a distribuição e escolha das roupas disponíveis", explicou Nádia. Ela também informou que quem não conseguiu ter acesso às peças pode procurar a sede da Afasc Solidária, onde ainda há agasalhos e outros itens disponíveis. Aqueles que desejam doar também podem entrar em contato ou ir diretamente à sede.
Um gesto de carinho e atenção
Ana Meller, coordenadora do Serviço de Convivência, expressou a alegria em ver o impacto positivo da campanha. "Foi lindo ver o brilho no olhar das pessoas que participaram desse momento de solidariedade. Essa boa ação ajudou muito nossos participantes e suas famílias, que vieram buscar o que é necessário para manter suas famílias aquecidas durante os dias frios que estão na nossa cidade", afirmou Ana, sublinhando que a solidariedade da população levou carinho e atenção aos participantes dos Serviços de Convivência e PAIF.
A campanha reforça a importância da união entre diferentes setores da sociedade para atender às necessidades de quem mais precisa, transformando a doação de roupas em um verdadeiro ato de solidariedade e cuidado humano.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: SCFV/Afasc