Afasc e Unesc juntos pela saúde coletiva de idosos hipertensos

Idosos da Afasc portadores de hipertensão estão recebendo atendimento gratuito na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) de hidroginástica especifica para controle da doença, conduzido pelo curso de Educação Física. O atendimento é vinculado com um projeto chamado LazerAtivo, fundado em 2015 pelo professor Luciano Acordi da Silva. O programa oferece exercícios aquáticos intervalados específicos para ajudar na manutenção da saúde mental e física de pessoas portadoras de hipertensão. “A iniciativa do projeto vem alcançando bons resultados”, comentou Silva.

O programa de exercícios intervalados aquáticos proposto no estudo, apontou para melhorias significativas na saúde mental, bioquímica e física nos hipertensos. “Foi isso que demostrou nosso estudo clinico randomizado, sinalizando que a pratica de exercícios aquáticos intervalados de baixa intensidade em idosos hipertensos reduz os níveis de ansiedade em 60%, de interleocinas-6 em 27%, e ao mesmo tempo melhorou a autonomia funcional em 30% e a flexibilidade em 71% dos participantes”, destacou o professor.

Sobre o projeto

Atualmente são 200 vagas gratuitas preenchidas oferecidas Unesc em conjunto com a Afasc, em prol à pratica de hidroginástica especifica para ajudar no controle e tratamento da hipertensão. Novas vagas serão preenchidas em agosto, e para participar do Lazerativo os hipertensos devem possuir acima de 60 anos, levar atestado médico para prática de atividades aquáticas, e passar por uma triagem que realiza testes físicos e de saúde mental. As triagens serão feitas todas as sextas-feiras pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA), no laboratório de Pscofisiologia do exercício, localizado nas dependências do curso de Educação Física da Unesc.

Mais informações GPEAA: (48) 3431-4553


Veja mais

v.01 Copyright 2017-2018 - http://www.afasc.com.br · Todos os direitos reservados.
As fotos aqui vinculadas, assim como logotipo e marca, são de propriedades do site (http://www.afasc.com.br)
É vedada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.
AFASC - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma
Tempo: 1.26017 sec.
Desenvolvimento: